CORONAVIRÚS COVID-19 E NOVO CORONAVÍRUS


A partir do dia que foi descoberto o surgimento da covid-19 a maioria das pessoas ainda pergunta qual a relação entre coronavírus, covide-19 e novo coronavírus.

O nome coronavírus a muitos dias vem assustando o mundo, pois ele faz parte de uma doença chamada covid-19 que se multiplica rapidamente e tem a capacidade de matar seres humanos sufocado.
Coronavírus: são vírus respiratórios, existem vários tipos, mas o assustador no momento é SARS-COV-2 que penetra no organismo pela região respiratória como boca, nariz e olhos, ele se aloja nos tratos respiratórios, o principal local é no pulmão onde ele se multiplica rapidamente fechando as vias respiratórias da vitima causando a morte por sufocamento .

Coronavírus:  Vírus Respiratório
Covid-19: nome da doença ( covid=doença, 19 = ano) covide-19 manifestação do vírus no ano de 2019.
SARS-COV- 2: nome do vírus
Novo coronavírus: representa o conjunto (coronavirus,covid-19 e  SARS-COV-2).
O novo coronavírus foi identificado pela primeira vez no dia 31/12/ 2019 na China, no Brasil o primeiro caso confirmado foi no dia 26/02/2020, no estado da Bahia foi dia 06/03/2020.

Como a pessoa pode contrair a doença sendo contaminado pelos olhos?
O contagio pelo olho acontece devido a pessoas passar a mão nos olhos após tocar em algo contaminado, pode contrair também estando próximo de uma pessoa que esteja torcido ou espirrando, pois quando a pessoa espirra libera gotículas que caindo na mucosa que tem uma pele fina revestindo no olho o vírus transcorrer até as vias respiratórias.
No momento o SARS-COV-2  pode sobreviver até 3 dias nas superfícies.
No cobre: até 3 horas
No ar: até 3 horas
Plástico: de 2 a 3 dias
Aço inoxidável de 2 a 3 dias
Papelão até 24 horas
Plástico e aço são superfícies altamente contaminante, pois ale do tempo que o vírus consegue ficar vivo, são superfícies mais tocada pelas pessoas, pontos mais contaminantes: corrimão, maçanetas, canetas sacola de supermercado entre outros.

O que mata e o que não mata o vírus: 
 Mata: Álcool em gel 70%, agua e Sabão, água sanitária, sabão em pó, detergente e outros produtos de limpeza que tem hipoclorito.
Obs: cuidado com a agua sanitária, pois ela é toxica e faz muito mal com a pele, tem que ser usada diluída na água apenas para limpeza de superfícies .
  
É mito e Não mata: vinagre de nem um tipo; Bi carbonato de sódio; Gasolina não pode usar, pois é toxica e traz risco para saúde; Álcool de posto não pode usar, pois é toxico; Álcool a 96% não é recomendado, pois ele evapora muito rápido e não da tempo de eliminar o vírus, o álcool 96% estocável dentro de casa pode causar incêndio.

A HIDROXICLOROQUINA:
Hidroxicloroquina: é um medicamento indicado para pessoas que tem malária, também pessoas que tem doenças hematológicas tipo Lúpus, mas, alguns estudos mostraram que pessoas que estava com covide-19 e utilizaram neutralizou o vírus.
Após a noticia que a  hidroxicloroquina poderia eliminar o vírus, as pessoas compraram tanto que chegou a faltar nas farmácia tornando difícil as que realmente precisava encontrar.
As pessoas não devem estocar em casa, a droga tem muito efeitos colaterais, ela pode dar convulsão náuseas e muitos outros problemas no organismo, para utilização é preciso orientação medica.

Importância do isolamento:
O isolamento é um meio de tentar conter o avanço da epidemia, o “SARS-COV-2” é um vírus altamente contagioso, ele espalha rapidamente e mata pessoas sufocadas.
Antes afastar agora para depois todos poderem se abraçar do que se juntar agora e depois não poder se ver.

Comentários