AGREGADOS PARA CONCRETO

DETALHE DOS ENSAIOS DE AGREGADOS MIÚDO E GRAÚDO PARA CONCRETO.

Dimensão máxima característica(1) Grandeza associada à distribuição granulométrica do agregado, correspondente à abertura de malha quadrada, em milímetros, da peneira listada em 3.3, à qual corresponde uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa.

 Módulo de finura Soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras da série normal, dividida por 100.

Agregado miúdo A amostra representativa de um lote de agregado miúdo, coletada de acordo com a NBR 7216, deve satisfazer aos requisitos prescritos em 5.1.1 a 5.1.4.

 Granulometria A granulometria, determinada segundo a NBR 7217, deve cumprir os limites de somente uma das zonas indicadas na Tabela 1. Podem ser utilizadas areias cuja granulometria não se enquadre em qualquer uma das zonas indicadas na Tabela 1, desde que sejam realizados estudos prévios de dosagem ou então a faixa granulométrica seja de uso consagrado em determinada região. Após definido o emprego de uma zona granulométrica para uma obra, a mudança para outra zona somente deve ser aprovada após estudo de dosagem.

 Agregado graúdo A amostra representativa de um lote de agregado graúdo, coletada de acordo com a NBR 7216, deve satisfazer aos requisitos prescritos em 5.2.1 a 5.2.5.

Granulometria A granulometria, determinada segundo a NBR 7217, deve cumprir os limites indicados para o agregado graduado. Os requisitos granulométricos do agregado graduado são os indicados na Tabela 2 para a graduação respectiva.

BAIXE A NORMA DA ABNT NO SITE AFILIADOS

Comentários