CONVERSAS ENTRE MINISTRO ROMERO JUCÁ E SERGIO MACHADO, SUGERE PACTO PARA BARRA INVESTIGAÇÃO DA CORRUPÇÃO.

     Foi divulgado nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S. Paulo conversas entre o ministro do Planejamento (Romero Jucá), e o ex-presidente da Transpetro (Sérgio Machado), que fortalecia a ideia do impeachment, no intuito de comando do país para barrar as investigações da corrupção.

Em um do trecho das conversas exibida pelo jornal é quando Romero diz que "tem que mudar o governo para poder estancar essa sangria". Segundo o jornalista a fala se refere à Lava Jato, que no momento investigava os dois participantes da conversa, Romero e Machado. Romero Jucá negou tudo, falou que não citava uma interferência na Lava Jato, e sim em estancar "a paralisia do Brasil, estancar a sangria do desemprego, separar (os políticos) que têm culpa dos que não têm culpa".
A Folha de S. Paulo divulgou também os áudios apontando que Romero não falava sobre economia na conversa.
A conversa tinha como objetivo a necessidade de realizar um união, para delimitar o alcance da operação.
Em alguns trecho da conversa revelada pela Folha, Romero fala que "tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria", em aparente referência à operação Lava Jato. Os trechos transcritos na reportagem revelam que a fala foi dita quando ambos discutiam o risco da delações premiadas que poderiam comprometer o partido ( PMDB).
Na sequência da conversa, é acrescentado que um eventual governo Michel Temer deveria construir um pacto nacional "com o Supremo, com tudo". Machado fala: "aí parava tudo".
A conversa de Romero e Machado talvez esclareça o motivo no qual muitos queria o governo Dilma fora do comando.
No momento conversa, Romero e Machado ainda falam como políticos do PSDB podem ser prejudicados pela Lava Jato.
No trecho que mais chamou a atençao revelado pela Folha, é quando Machado diz que "o primeiro a ser comido vai ser o Aécio Neves, (senador e presidente do PSDB)". Na sequência, os relatos indicam que teria havido um uma tentativa de esquema para eleger Aécio presidente da Câmara dos Deputados. "(Sussurrando) O que que a gente fez junto, Romero, naquela eleição, para eleger os deputados, para ele ser presidente da Câmara?", pergunta Machado, segundo a Folha.
Machado continua: "O Aécio, rapaz... O Aécio não tem condição, a gente sabe disso. Quem que não sabe? Quem não conhece o esquema do Aécio? Eu, que participei de campanha do PSDB...".

Jucá apenas responde: "É, a gente viveu tudo".

Comentários