RODRIGO JANOT PEDE A RETIRADA DO MANDATO DE TEMER

Foi apresentado nesta segunda (26), uma denúncia para o Supremo Tribunal Federal (STF), contra o presidente Temer pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot, ele denúncia também Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), que já estar preso, ambos são acusados por crime de corrupção passiva.
Além da condenação, Janot pede a perda do mandato de Temer, “principalmente por ter agido com violação de seus deveres para com o Estado e a sociedade. Temer será jugado pelo Supremo casso a Câmera dos Deputados autorize.

O presidente também é investigado por obstrução de justiça e participação em organização criminosa, no entanto para este caso ainda não foi apresentado denúncia.

Segundo a PGR, a mala que continha 500 mil, em posse de Rodrigo Rocha Loures (PMDB), destinava a Temer, e o dinheiro era parte de propina paga pela JBS, com esse pagamento a empresa seria favorecida por influência do governo no conselho administrativo econômico (Cade), num processo que reduziria o preço do gás fornecido pela Petrobras.
A denúncia diz que, "com vontade livre e consciente", Temer "recebeu para si, em razão de sua função", o dinheiro da propina e que as provas disso são "abundantes". O procurador diz que Temer e Loures devem ressarcir os cofres públicos por lesões à ordem econômica, à administração da justiça e à administração pública, "inclusive à respeitabilidade da Presidência da República perante a sociedade brasileira".

Para que o STF aja nesse caso, a Câmara tem que autorizar por votação, é necessário que tenha dois terços de votos dos deputados contra ou seja 342 deputados votando pela condenação do Presidente, se ocorrer o contrário o processo fica parado. Caso isso aconteça a justiça só poderá voltar a retomada de análise das acusações após Temer deixar a Presidência.

A Câmara autorizando o prosseguimento da denúncia, aí é a vez dos 11 ministros do Supremo decidirem se abrem ou não o processo contra Temer. Se aceitarem, ele vira réu e fica afastado do mandato por 180 dias. Após esse período caso a Corte não conclua o julgamento, o Presidente Temer voltará à Presidência, mas se cumprido o processo, Temer pode ser condenado e perder o mandato. 




Rodrigo Janot
Procurador geral da republica do Brasil
Período: 17/09/2013 ...
Nascido: 15 de setembro de 1956
De Belo Horizonte - MG
Profissão: Procurador da Republica

Comentários