O pedido de prisão do senador Aécio Neves foi negado, mas afastaram ele do cargo

Nesta terça-feira (26), foi colocado em votação o pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), para prender o senador Aécio Neves (PSDB-MG), mas, por cinco votos a zero dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) o pedido foi negado. Em uma segunda votação por três votos a dois, determinaram o afastamento do senador de exercer o cargo.

Votarão conta a prisão: Marco Aurélio Mello (relator), Alexandre de Moraes, Luis Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux.
Na votação pelo afastamento do mandato: Marco Aurélio Mello e Alexandre de Moraes votaram contra, já Barroso, Rosa Weber e Fux votaram pelo afastamento.



A defesa ainda pode entrar com outra ação para tentar levar a questão ao plenário do STF, onde seria julgada pelos 11 ministros do tribunal.
Os pedidos jugados nesta terça-feira, tinha sido feito pelo Procurador Geral da República que já estar afastado Rodrigo Janot no mês de julho.

No mês de maio, Edson Fachin tinha determinado o afastamento de Aécio do Senado, mas o caso foi encaminhado para o ministro Marcos Aurélio Mello que permitiu a volta do senador à ocupação do cargo.
Aécio Neves é acusado de ter recebido dinheiro ilegal da J&F, e junto com Michel Temer tentar impedir as investigações da Lava Jato.


Comentários