Várzea do Meio / Várzea da Roça-BA


Várzea do Meio, povoado de Várzea da Roça-BA foi fundado por Daniel Carneiro de Oliveira nos anos 80.

Antes de Daniel vim morar na localidade onde hoje se encontra o povoado de Várzea do Meio, já morava a cerca de 300 metros de onde é hoje a praça central (Praça Daniel Carneiro), José Divino conhecido como zé bregueço. Daniel junto com sua esposa Hilda Trindade, construíram uma casa e nela um ponto de comercio que vendia mercadoria variadas para os moradores vizinhos, depois veio Vadinho de Lourenço aproximou Oresto Borges que morava cerca de 800m da localidade, daí começou a povoar e Daniel resolveu ampliar a sua casa, construíu um salão para que professores dessem aula para as crianças da região, incluído seus filhos, no salão lecionaram as primeiras professoras conhecida como cita de Bela e sua irmã piluta, em seguida veio Conceição, Ducarmo...
Várzea do Meio era município de Mairi que tinha como prefeito Raimundo Augusto, Daniel doou um terreno para construção da Escola Jose Carneiro de Oliveira, e doou também um terreno para o primeiro posto de saúde, depois vendeu sua primeira casa para Antônio de Piano e construiu outra casa mais um ponto de comercio e um campo de futebol. Anos passaram e Várzea da Roça que era povoado de Mairi emancipou cidade tendo o primeiro prefeito Manuel Salis Rios, daí então várzea do Meio passou a ser povoado de Várzea da Roça.
O povoado hoje (30/09/17), se encontra com três praças, posto de saúde, quadra de esporte, duas escolas funcionando, um colégio em construção e mais de 400 Residências.



Comentários