STF ADIA JULGAMENTO DO HABEAS CORPUS A FAVOR DE LULA


Nesta quinta (22), o Supremo Tribunal Federal (STF), iniciou o julgamento do habeas corpus, apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (LULA).

O habeas corpus tem como objetivo, evitara a prisão de Lula.


No início do ano (2018), o ex-presidente foi condenado pelo Tribunal Regional da Quarta Região (TRF-4) que é responsável por analisar processos da Lava Jato em segunda instancia, a 12 anos e um mês de prisão em regime fechado.
A condenação de Lula foi no caso do tríplex em Guarujá (SP), para o TRF-4 a empresa OAS tinha dado um apartamento ao ex-presidente como propina a contratos firmados pela construtora com a Petrobrás.
A defesa de Lula diz não ter prova e que ele é inocente.
Após um longo tempo de debate (4h), os ministros decidiram adiar a conclusão do julgamento do habeas corpus para o dia 4 de abril, na sequencia foi pedido pelos advogados de defesa, a votação de uma preliminar que impediria a prisão do ex-presidente até a volta do julgamento (4 de abril), com isso o TRF-4 de segunda instancia, não poderia afirmar a prisão do ex-presidente na próxima segunda-feira (26) que jugará o único recurso da defesa do petista.
A presidente Carmen Lucia colocou em votação com os demais ministros e por 6 votos a 5 a liminar foi concedida.
O julgamento foi adiado para de hoje a 13 dias pois na próxima semana tem feriado de semana santa, e a data da próxima sessão de plenário do STF está marcada para o dia 4 de abril.
Como foi a votação:
Para impedir a prisão de Lula antes do dia 4 votaram: 

Rosa Weber








Dias Toffoli, 







Ricardo Lewandowski,







Gilmar Mendes







Marco Aurélio Mello 


Celso de Mello




Para permitir a prisão votaram:


Edson Fachin, 







Alexandre de Moraes, 


Luís Roberto Barroso






Luiz Fux 







Cármen Lúcia.

Comentários