Controle de grau de compactação do CBUQ

 O controle do grau de compactação do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), é apresentada em percentagem (%) e seu resultado é obtido da densidade do corpo de prova extraído na pista pela de projeto.
O concreto betuminoso é uma mistura de agregados e ligante, para iniciar o espalhamento e compactação, antes deve tirar a temperatura das massas para conferir se está compatível com a indicada. A tolerância da temperatura deve estar ± 5 °C da indicada.
A temperatura do cimento asfáltico para ser aplicada na mistura, é aquela que o cimento asfáltico apresente uma viscosidade situada dentro da faixa de 75 a 150 SSF.
De acordo a norma (DNIT-031/2006-ES) as extrações dos corpos de provas devem ser feitas por meio de brocas rotativas, as coletas devem ser em locais escolhidos aleatoriamente durante a jornada de trabalho, o grau de compactação deve estar no mínimo 97% e no máximo 101%.
O gral de compactação de acordo a norma (ET-DE-P00/027) pode ser feita também pela densidade máxima teórica, sendo que nesse caso o GC mínimo é 92%.

Como calcular o gral de compactação aqui
Baixe a norma DNIT 031/2006-ES clicandoaqui
Baixe a Planilhas do G.C clicandoaqui











Comentários