“Bahia” Campanha de vacina contra o sarampo foi prorrogada


A campanha de vacinação contra o Sarampo foi prorrogada até dia 31/08.
 Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), a campanha que começou dia 23/03 tinha uma estimativa de vacinar 6,5 milhões de pessoas, mas até hoje (11) apenas 350 mil foram vacinadas contra a doença.
O Sarampo é uma doença viral aguda contagiosa, que é muito comum infectar as crianças, no entanto a doença pode contagiar qualquer pessoa de qualquer idade não vacinada.  O público alvo a ser imunizado até dia 31 de agosto é os da faixa etária de 20 a 49 anos.
A vacina Tríplice Viral é distribuída gratuitamente nos postos de saúde, ela além de imunizar contra o Sarampo também imuniza contra Caxumba e Rubéola.
Em 2019 foram 80 casos confirmados distribuídos em 25 municípios do estado da Bahia, este ano já foram notificados 92 casos suspeitos de Sarampo e 14 de Rubéola distribuídos e 45 municípios.
Sintomas do Sarampo: febre, tosse seca, irritação ocular, corrimento do nariz, dores no corpo e manchas avermelhados na pele.
É de grande importância que todos que ainda não se vacinaram conta o sarampo dirija-se ao posto de saúde e tome o imunizante para que não venha sofrer danos futuramente.


Comentários