Julho Amarelo

Em 2010 a Organização Mundial de Saúde ((OMS) determinou o dia 28 de julho como Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.
No ano de 2017 a Bahia Instituiu o mês de julho de “JULHO AMARELO” com o objetivo de alertar a população sobre o risco da doença, ensinar como se prevenir e incentivar as pessoas se vacinarem contra as hepatites A e B, buscar também o diagnostico precoce e o tratamento.
Para evitar ou minimizar os riscos de contagio da população a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica ,Divep, neste mês orienta as ações de combate as hepatites através de campanhas de prevenção, testagem e vacinação.
As hepatites são grades problemas mundiais, elas são doenças causadas por diversos vírus, os mais preocupantes de acordo os especialistas são os do tipo B e C, pois eles podem se evoluírem e se tornarem crônicos causando problemas como cirrose e câncer.
As hepatites são transmitidas por via sanguíneas tipo: Relação sexual, compartilhamento de seringa, ou objetos cortantes, e também de mãe para filho durante a gravidez.

Comentários