Justiça do DF condenou o senador Renan Calheiro a perca do mandato

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), foi condenado pela justiça do Distrito Federal a perca do mandato, e suspendeu também seus direitos políticos por oito anos. O senador é acusado de enriquecimento ilícito e recebimento de vantagem patrimonial indevida.

O juiz Waldemar Carvalho, da 14ª Vara Federal quem deu a sentença, mas Renan ainda pode recorrer da decisão sem deixar o cargo.

O processo está relacionado ao caso do pagamento de pensão de uma filha que Renan Calheiros teve fora do casamento.

O Caso
Em 2007 Renan quase perdeu o mandato, após a jornalista Mônica Veloso a qual tem a filha com ele, fez uma denúncia, acusando que o senador pagava a pensão da filha com dinheiro ilícito, vindo da empreiteira Mendes Júnior.

Por meio de nota, o senador diz não conhece a decisão, que está sob segredo de Justiça, mas que, se for confirmada, vai recorrer com serenidade.

Outras investigações

Renan já responde por oito inquéritos em que é investigado na Lava Jato,  e mais  outros três no STF, um da Operação Zelotes – que apura um esquema de compra de sentenças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) –, um sobre fraudes na construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, e outro sobre suspeita de movimentação financeira ilícita.

Comentários